O que é o teste de Swift chamado de teste do copo?

O que é o teste de Swift chamado de teste do copo?

O teste de Swift tem como característica executar o estiramento do copo repuxado no corpo de prova com fundo hemisférico ou plano com um corpo cilíndrico. A chapa é presa por sujeitadores. A lubrificação é feita com polietileno e óleo. O estampo pode ter os diâmetros de 19, 32 e 50 mm para uso em corpos de diferentes espessuras.

imagem-1

Em relação aos corpos de prova, eles podem ter diversas espessuras correspondentes aos diâmetros dos estampos. Para este tipo de teste as faixas de diâmetros padrões recomendadas são de:

  • 0,3 a 1,24 mm
  • 0,32 a 1,30 mm
  • 0,45 a 1,86 mm

Para cada dimensão de estampo especificada acima, temos que o teste também prevê o estiramento do copo repuxado com perfil quadrado, onde neste caso o estampo é um prisma de seção quadrada com 40 mm de lado e o corpo de prova é um disco de 80 mm de diâmetro com espessuras de 0,2 a 2 mm).

A medição da estampabilidade é determinada pela comparação de vários blanks que contem seus diâmetros crescentes. Onde se pega o blank de diâmetro maior que se conseguiu ser estampado sem qualquer fratura para se calcular a taxa limite de estampagem. O valor é a simples divisão do diâmetro do blank pelo diâmetro do estampo.

imagem-2

Em relação às vantagens e desvantagens do teste, podemos dizer que apesar da semelhança do teste com operações reais, devido a questões de forma e alinhamento, a reprodutibilidade do teste entre laboratórios não é boa, acaba tendo a utilização de muitos blanks de diferentes tamanhos para fornecer um resultado confiável.

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X