O que é e quais os tipos dos testes de dobramento?

O que é e quais os tipos dos testes de dobramento?

Os testes chamados de dobramento são classificados em três principais grupos, que são:

  • Dobramento guiado
  • Dobramento semiguiado
  • Dobramento livre


Podemos encontrar algumas divergências quanto à denominação dos testes de dobramento guiado e semiguiado, porém em qualquer um dos casos o dobramento é efetuado com o auxílio de prensa hidráulica ou equipamento similar.

Dobramento guiado

No dobramento chamado de guiado temos um sistema de cutelo e matriz que força o corpo de prova a se deformar dentro de um espaço e forma pré-estabelecidos. Estes dispositivos podem ser do tipo de sistema de enrolamento em torno possuindo um cutelo fixo. Onde neste caso, uma das extremidades do corpo de prova é engastada. Em algumas referências bibliográficas encontra-se o sistema de enrolamento referenciado como dobramento semiguiado.

 

Neste tipo de dobramento as superfícies de contato entre o corpo e o equipamento devem ser lubrificadas para redução do atrito.

Dobramento semiguiado

No dobramento semiguiado há restrição parcial à forma final do corpo de prova. Neste tipo de ensaio, encontramos várias modalidades de carregamento do corpo de prova, dependendo da finalidade do ensaio.

Culeto carga extremidade livre engastada

 

 

Modalidade 2 cporpo de prova carga extremidade livre garras de fixacao

 

Modalidade 2 Carga extremidade libre Outra Extremidade engastada

 

Mpdalidade 3 Carga no ponto medio por sistema rotativo Uma extremidade engastada

 

Modalidade 4 carga no pronto medio. Extermidades símplesmente apoiadas

Dobramento livre

No dobramento livre poderão existir sistemas de apoio, com cutelos e roletes, mas não há sujeição à forma de deformação. Os apoios com comportamento de roletes não introduzem restrição à deformação. O ensaio inicia com uma aplicação de carga lateral através de cutelo. A partir deste ponto a deformação é introduzida pela aproximação forçada das extremidades do corpo de prova.

 

Configuração início ensaio dobramento Esforços cutelo fora ponto máximo dobramento

Independente do tipo de ensaio, devemos sempre nos atentar a qual tipo de aplicação nosso material será utilizado e assim escolher qual o ensaio de dobramento respeita as características reais.

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X