O fantástico gráfico de Colunas Empilhadas – Excel 2016

O fantástico gráfico de Colunas Empilhadas – Excel 2016

Quem me conhece sabe que gosto de coisas simples, principalmente quando se trata de ferramentas simples que muito acrescentam em uma planilha desenvolvida no Excel.

Hoje falarei sobre mais uma ferramenta do Excel, o Gráfico de Colunas Empilhadas, que se bem utilizada pode enriquecer uma planilha e facilitar o entendimento dos dados numéricos apresentados.

:: Conheça o Curso Excel 2016 Básico

Além disso, com um pouco de criatividade podemos transformar uma simples planilha em planilha fantástica ao aplicar ferramentas de formatação de gráficos do Excel.

O fantástico gráfico de Colunas Empilhadas – Excel 2016

 

Por que utilizar um gráfico de Colunas Empilhadas?

Os Gráficos de Coluna são muito utilizados quando se deseja comparar informações de forma simples e objetiva. Não obstante, é muito comum em apresentações realizadas a população.

Mas e o gráfico de colunas Empilhadas, quando devo utilizar?

  1. Quando a simples comparação entre colunas não seja suficiente. Por exemplo, as alturas de todas as colunas são iguais.
  2. Quando se deseja comparar a variação de informações em relação a um total.

Na imagem abaixo destacamos o gráfico de colunas empilhadas apresentado no início deste artigo, que compara a quantidade de certos alimentos com base na quantidade diária consumida por uma pessoa.

 

Como criar um gráfico de colunas empilhadas no Excel

O segredo de qualquer gráfico construído no Excel está na planilha que contém os dados em sua forma numérica.
Isso significa que para você criar um gráfico sensacional, precisará primeiro de uma planilha que se comporte da mesma forma.
Na imagem abaixo é apresentada a planilha utilizada para desenvolver o modelo acima.

dados para construção de um gráfico de colunas empilhadas

 

Após a construção da planilha o procedimento é simples, basta selecionar a opção Colunas Empilhadas dentre as opções de criação de Gráficos de Colunas do Excel.

opção para criação de gráfico de colunas empilhadas

 

Uma vez iniciado o procedimento o usuário deverá selecionar os dados e aplicar as ferramentas de formatação de gráficos do Excel para melhorar a aparência do objeto e assim tornar a planilha mais profissional.

Caso você queira saber um pouco mais sobre as ferramentas de criação e formatação de gráficos do Excel aproveite para adquirir nosso último lançamento nesta área, o Curso de Excel 2016 Básico, que dentre estas e muitas outras ferramentas, apresenta procedimentos para criação de planilhas fantásticas.

Published by

Rafael Colucci

Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado por este software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X