Dicas de Excel 2016: Cálculos parciais utilizando a função Subtotal

As dicas de Excel 2016 podem facilitar bastante a nossa vida ao utilizar este fantástico software para construção de planilhas eletrônicas. Nesta dica em especial eu vou falar sobre a função Subtotal, e apresentar um rápido exemplo de aplicação.

Por que escolhi esta função? Por que recebi a seguinte dúvida a partir de nosso e-mail.

“Colucci, como somar alguns dados de um intervalo muito maior?”

Como vocês podem ver, tive que entrar em contato com o usuário para tentar entender melhor a sua dúvida, e após um bate papo rápido consegui entender o que ele pretendia fazer em sua planilha.

Este nosso aluno possui uma planilha com lançamentos de pagamentos mensais e suas respectivas datas, muito parecida com a que lhes apresento na imagem abaixo.


A ideia era que, a partir de filtros, fosse possível somar os valores que os funcionários tinha recebido até então no campo localizado no final da planilha representado pela palavra Total. Para isso inseriu a função soma e os filtros, conforme é possível visualizar na imagem abaixo.


Contudo, ao aplicar os filtros para visualizar o pagamento de um único funcionário o resultado apresentado não era o esperado. Por exemplo, se somarmos manualmente os pagamentos realizados ao Jair, encontraremos R$ 5503, 00, notem que levei em consideração o valor que ainda não foi realizado, mas que já faz parte da planilha.

Ao aplicarmos o filtro, selecionando somente o funcionário Jair, encontramos o seguinte resultado.


Notem que o total desapareceu junto com a função Soma inserida anteriormente.

Mas como resolver isto? Muito simples!

Basta que ajustemos a planilha e apliquemos a função Subtotal ao contrário da função soma.

Primeiramente, movi o campo total para um outro local da planilha de forma à evitar esta confusão que o Excel estava fazendo ao considerar que o mesmo fazia parte da coluna onde o filtro seria aplicado. Veja a imagem abaixo.


Em seguida, troquei a função Soma pela função Subtotal, conforme é possível visualizar na imagem abaixo.


Vejam que é possível obter os subtotais de uma planilha a partir de diversas funções. Assim, devemos escolher aquela que melhor se adeque às nossas necessidades, neste caso, escolhi a função Soma. Veja o resultado na imagem abaixo.


Agora sim poderemos escolher um determinado funcionário e visualizar o resultado a partir da planilha criada.

Bom, é isso. Vou parando por aqui.

Como foi possível visualizar, o Excel possui uma infinidade de ferramentas, e conhecê-las corretamente nos permite sanar inúmeros problemas do cotidiano.

Quer saber mais sobre Excel? Acesse agora mesmo nossa página. Lá você encontra cursos de Excel com certificado e arquivos para realizar exercícios de aplicação que irão lhe ajudar a alavancar sua carreira profissional.

Forte abraço e até a próxima!

 

Publicado por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X