Dica de Excel 2016 – Função Se Aninhada

Bom dia pessoal!

Estou passando para divulgar para vocês uma excelente dica do Excel 2016 que permite analisar planilhas com base em testes lógicos.

A função Se como conhecemos, nos permite analisar um determinado valor a partir de um teste lógico retornando dois resultados, um se verdadeiro e outro se falso. Por si só estes dois resultados já são muito importantes para analisar planilhas, mas imagine que você queira três resultados, o que você poderia fazer?

É neste momento que a função Se Aninhada entre em cena!

A Função Se Aninhada nada mais é do que a aplicação de uma segunda função Se em uma mesma célula, assim temos a capacidade de possuir sempre um número maior de resultados para a planilha.

Vamos citar um exemplo rápido!

Uma professora (aproveitando que o dia dos professores está chegando) trabalha com uma planilha contendo as notas de seus alunos. Apenas três resultados são possíveis: Aprovado, Reprovado e Exame Final.

Para facilitar seu trabalho, a professora pensou em utilizar o Excel, onde seria possível aplicar a função Se para retornar os resultados automaticamente poupando assim um certo tempo.

Abaixo é possível visualizar a planilha criada por ela.


Para que possamos utilizar a função Se Aninhada vamos relembrar a sua sintaxe.

=Se(Teste Lógico;Valor se verdadeiro; Valor se falso)

Lembrando que o teste lógico é baseado nos critérios e os valores verdadeiros e falso serão definidos pelo usuário.

Para iniciar a função Se no campo resultado, utilizaremos o teste lógico da aprovação, ou seja, verificar se a nota é maior ou igual a 70. Veja a imagem abaixo.


Pronto, desta forma o Excel entende que valores maiores ou iguais a 70 deverão retornar o resultado Aprovado. Continuando, devemos inserir uma nova função Se no campo Valor se Falso.

Isso se faz necessário para que possamos obter mais dois testes lógicos. Veja na imagem abaixo que o teste será baseado no valor de reprovação, ou seja se a nota é menor que 50.


Notem, que eu utilizei os valores extremos, Aprovação e Reprovação. Fiz isso por que o Excel entenderá que quem não se enquadrar nestes valores deverá estar de Exame Final, que são os valores que se encontram justamente entre as notas 70 e 50.

Assim, para finalizar basta utilizar como Valor se Falso o resultado “Exame Final”.

Ao pressionarmos Enter e replicarmos a fórmula para as demais células veremos o resultado da análise na planilha.

Bacana não é mesmo?

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Ah, e fica de olho no e-mail que vou enviar ainda esta semana um artigo ensinando a enriquecer ainda mais esta planilha trabalhada hoje.

Abraços e bom feriado.

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