Dica de Excel 2016: Planilhas fantásticas utilizando a Formatação Condicional com Ícones

Dica de Excel 2016 traz para você neste texto uma forma de transformar uma planilha comum em uma planilha fantástica a partir do uso da formatação condicional com ícones.

Em meu artigo anterior, apresentei para vocês o procedimento para utilizar a função Se aninhada para construir um boletim utilizando a função Se.

No artigo vimos que é possível aplicar  a função Se mais de uma vez em uma mesma célula de forma a aumentar a quantidade de resultados obtidos a partir do uso desta importante função do Excel 2016.

Apesar da planilha acima ser extremamente útil, e cumprir totalmente com o esperado, podemos utilizar algumas ferramentas de formatação que nos permita analisar de forma rápida os dados apresentados e ainda melhorar o aspecto visual da tabela.

Formatação Condicional com ícones

A Formatação Condicional é uma ferramenta já conhecida pelos usuários do Excel. A partir dela é possível inserir e gerenciar regras de formatação que, quando atendidas aplicam formatação de fonte, preenchimento e bordas em planilha.

Na imagem abaixo é possível visualizar um exemplo de aplicação da formatação condicional em uma planilha.

Vejam que uma simples aplicação da ferramenta Formatação Condicional é capaz de transformar a aparência de uma planilha e facilitar a análise dos dados apresentados.

Agora vejamos como ficaria a mesma planilha após a aplicação da Formatação Condicional com ícones.

Notem que ícones verdes, vermelhos e amarelos foram aplicados na planilha baseados nos valores contidos em cada célula.

Vale ressaltar que esta formatação somente é possível se aplicarmos em células contendo valores numéricos, e que é necessário ajustar as regras de formatação assim como é feito na formatação condicional sem ícones.

Legal não é mesmo?

Bom, por enquanto vou parando por aqui.

Em meu próximo artigo mostrarei a mesma planilha utilizando a formatação condicional com barras, que permitirá analisar rapidamente quais valores se destacam em relação aos demais em uma série de dados.

Ah, antes de finalizar!

Sabe os nossos cursos de Excel 2016? Então, neles você aprende estas e outras ferramentas do Excel que são fundamentais para você turbinar suas planilhas.

Inclusive nosso Curso de Excel 2016 Básico se encontra totalmente gratuito no Youtube e você só paga para obter o certificado e os arquivos do curso!

Então é isso! Fique de olho em nossos próximos artigos.

Published by

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X