Fique por dentro de 10 novidades do SolidWorks 2017

Fique por dentro de 10 novidades do SolidWorks 2017

A cada ano que passa a Dassault Systemes, empresa responsável pelo SolidWorks, apresenta novas funcionalidades e melhorias que incluíram nas novas versões do SolidWorks. Para demonstrar as novidades oferecidas, apresentamos o resumo traduzido das principais mudanças divulgadas pela Dassault e iremos ao longo das próximas semanas testar cada mudança e publicar o que achamos de cada uma.

1. Interconexão 3D

A versão 2017 promete não só abrir CAD 3D de outros softwares como CREO, CATIA, Solid Edge, NX e Inventor, como também reter a associação com o arquivo original.

1.novidades solidworks 2017
Interconexão 3D

Particularmente, quero testar essa novidade, pois nunca consegui utilizar corretamente as funções de importação entre os CAD’s, sempre procurando trabalhar com o software que originou cada projeto.

2. Melhoria na performance com montagens grandes

Acredito que todos os projetistas que já trabalharam profissionalmente com o SolidWorks sentem a dificuldade de trabalhar com grandes montagens, exigindo computadores muito potentes e grande quantidade de memória RAM.

2.novidades solidworks 2017
Melhoria na performance com montagens grandes

Com isso, mudanças nas montagens sempre são bem vindas e a versão 2017 traz a opção de substituir sub-montagens por peças com multicorpos, mantendo as referências. Ainda a versão 2017 permite substituir várias referências perdidas de uma vez só, e apresenta novas opções de posicionamento, como o “Magnetic Mates” (União Magnética) e “Ground Mates” (União Aterrada).

3. Ferramentas de modelamento mais poderosas

A versão 2017 apresenta um novo assistente de perfuração, com a criação e reutilização de furações customizadas. A ferramenta de envolver está disponível para qualquer superfície. É possível fazer um offset de curva 3D em superfícies com múltiplas faces. As opções de chapas metálicas também receberam novidades, permitindo criar suporte em chapas metálicas para cantos com três dobras.

3.novidades solidworks 2017
Ferramentas de modelamento mais poderosas

4. Renderizações e animações ganharam melhorias

Nova opção de “Visualize Boost” (Impulso de Visualização), simplificando a renderização por rede para diminuir tempo de renderização. Possibilidade de importar animações e estudos de movimento. Utilização da câmera de navegação e teclas de atalho do SolidWorks. Suporte incluído para HTC Vive, Oculus, Google Cardboard e Samsung.

4.novidades solidworks 2017
Renderizações e animações ganharam melhorias

5. Criação do desenho 2D mais rápida

Referência e ligação dos elementos de células da tabela dos componentes (BOM) com as anotações foram incluídas. Agora é possível espelhar parametricamente vistas de desenho sem o modelo. Foram acrescentados layers pré-definidos.

5.novidades solidworks 2017
Criação do desenho 2D mais rápida

Esta foi a primeira parte das 10 principais novidades apresentadas pela Dassault sobre o SolidWorks 2017. Iremos continuar esta apresentação, e conforme testarmos profundamente as novidades, vamos postar os detalhes e o que achamos de cada novidade.

Primeira impressão da versão 2017

Uma primeira impressão que tive ao abrir a versão 2017 é que ela está muito parecida com a 2016. Aparentemente as melhorias estão mais voltadas para o desempenho do que para o design, com os testes vamos entender melhor o que mudou.

6. primeira impressao
Primeira impressão do SW 2017

Se você deseja aprender mais sobre SolidWorks, conheça nossos cursos e curta nossa página no Facebook.

Publicado por

Rafael Ranghetti

Formando em Engenharia Naval, utiliza SolidWorks a mais de 8 anos. Com 4 anos de experiência na indústria, compreende diversos processos de fabricação relacionados com a mecânica. Entende sobre a criação de superfícies complexas, como cascos de embarcações de pesca e serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X