Dica Excel 2016: Acrescentando um novo eixo vertical em um gráfico existente

O Excel 2016 é uma poderosa ferramenta de criação de gráficos. A partir dele podemos criar gráficos, acrescentar séries, utilizar ferramentas de regressão e aplicar estilos de formatação que transformam uma simples série de dados em uma poderosa ferramenta de apresentação de informações.

gráfico criado no Excel 2016
Exemplo de gráfico criado no Excel 2016.

Recentemente enviamos um e-mail propondo à nossos usuários o envio de algumas dúvidas, para que as transformássemos em artigos e assim, poder fornecer um pouco mais de conhecimento para nossos alunos.

Uma das dúvidas enviadas, se refere à imagem apresentada no início deste artigo, onde é possível visualizar duas séries de dados em um único gráfico.

Criar um gráfico e posteriormente acrescentar uma nova série de dados é uma tarefa bastante utilizada pelos usuários, e não envolve um procedimento complexo. Contudo, dependendo do comportamento destas funções, as informações podem ser erroneamente apresentadas caso um único eixo vertical seja utilizado.

Vejam na imagem abaixo que, na tabela utilizada no exemplo, a velocidade atinge um valor máximo de 72 m/s enquanto que a posição 814 m.

análise do gráfico e suas informações no Excel 2016
Analisando o gráfico e suas informações.

Ao analisarmos o gráfico notamos que o único eixo existente é o da posição que atinge valores próximos à 900 m o que faz com que a série da velocidade seja apresentada de forma inadequada. Para resolvermos este problema é necessário adicionar um segundo eixo vertical no gráfico existente.

Para inserir um novo eixo vertical clique com o botão direito na série desejada e selecione a opção Formatar Série de Dados.

ferramenta formatar série de dados no Excel 2016
Acessando a opção Formatar Série de Dados no Excel 2016.

Na faixa de opções que será apresentada selecione a opção Eixo Secundário.

escolha de eixo do gráfico no Excel 2016
Escolhendo o eixo em que as informações serão apresentadas.

Finalize o seu gráfico inserindo o título referente a série de dados que está sendo representada neste segundo eixo vertical.

gráfico com 2 séries verticais no excel 2016
Gráfico finalizado com duas séries de dados no Excel 2016

Vejam na imagem acima que a série de dados representando a velocidade agora possui o seu próprio eixo vertical, facilitando assim o entendimento do seu comportamento.

Quer receber mais dicas de Excel? Acompanhe nossos e-mails e entre em contato conosco sempre que precisar.

Forte abraço!

Publicado por

Rafael Colucci

Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado por este software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X