Conheça o sistema métrico de unidades

Conheça o sistema métrico de unidades

Por definição, o sistema métrico de unidades é o conjunto de unidades de base e de unidades derivadas, juntamente com os seus múltiplos e submúltiplos, definidos de acordo com as regras dadas, para um dado sistema de grandezas.

A evolução dos sistemas de unidades de medidas ocorre em função do desenvolvimento e necessidade de uma sociedade. De acordo com a história, pode-se observar que lá no Antigo Testamento (Noé), ao construir a arca, adotou a unidade de medida denominada côvado.

O significado de côvado é a medida de comprimento que foi usada por diversas civilizações antigas. Era baseado no comprimento do antebraço: da ponta do dedo médio até o cotovelo.

Assim como esta unidade de medida, surgiram tantas outras como polegada, palmo, pé, jarda, braço, etc. É claro que existiram muitos problemas com estas unidades, uma vez que em cada lugar se tinha uma referência. O palmo dos romanos, por exemplo, era diferente do palmo dos egípcios. E foi através desta busca de aperfeiçoamentos e em função de uma necessidade do homem, que chegamos até hoje ao Sistema Métrico. E mesmo com as atuais definições, não significa que vão parar as alterações. A cada evolução da tecnologia e novos meios mais precisos e exatos de medição, existe a possibilidade de tais unidades de medida serem revisadas.

O sistema métrico decimal começou a se tornar realidade em 1837, quando seu uso foi obrigatório na França. No Brasil, este sistema foi introduzido por uma lei em 26 de junho de 1862.

Também é importante saber que o metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo. Essa definição tem o efeito de fixar a velocidade da luz exatamente em 299.792.458 m/s.

Abaixo temos uma tabela de múltiplos e submúltiplos do metro:

imagem-1

Exemplos de conversões de unidade

Converter 2,123 dam para mm. Verificando através da tabela acima, deslocamos quatro casas para a direita:

(dam => mm)

2,123 dam = 21230 = 21.230mm 

Converter 89.345mm para dam. Verificando através da tabela acima, deslocamos quatro casas para a esquerda:

(mm => dam)

89345 mm = 8,9345 dam

Sempre vale lembrar a importância do trabalho com os sistemas métricos de medidas, onde um ponto fundamental a ser observado é qual será o tipo de unidade de medida que está sendo aplicado.

É de extrema importância não confundir os sistemas de unidades de medidas e misturar essas unidades, o trabalho sempre deverá ser realizado com unidade de medidas iguais para que não haja problemas no dimensionamento dos projetos.

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X