Conheça o ensaio de estampabilidade de Erichsen e como ele é feito

Conheça o ensaio de estampabilidade de Erichsen e como ele é feito

Na maioria das vezes, o ensaio mais utilizado na Europa e Japão é o ensaio Erichsen, que basicamente consiste em estirar um corpo de prova em forma de disco até o surgimento de uma ruptura incipiente, onde se mede então a profundidade do copo assim formado. Esta profundidade medida representa o índice de ductilidade Erichsen (IE), medida encontrada em milímetros.

Os componentes padrões dos testes são um disco de chapa que deve ser inicialmente fixado entre a matriz e o anel de sujeição com carga de 1000 kgf. e temos um estampo possuindo um formato esférico com diâmetro de 20mm. A cabeça do estampo é lubrificada (normalmente com uma graxa grafitada termo-resistente). O ensaio submete a peça primeiramente a um estiramento biaxial, e o resultado obtido é influenciado pela espessura da chapa.

 

 

 

O corpo de prova, como já mencionado tem formato de um disco, com diâmetro de 90mm. A espessura nominal da chapa para o teste pode variar entre 0,2mm e 2mm para as dimensões apresentadas na figura. Existem também dispositivos capazes de ensaiar chapas com espessura nominal de até 5mm.

Veja também: Aprenda sobre o conceito de estampabilidade

Por conta da complexidade das operações de estampagem de chapas metálicas, as simples medidas de propriedades mecânicas obtidas pelo ensaio de tração são consideradas valores limitados. Por esse motivo, foram desenvolvidos alguns ensaios simulativos para avaliar a estampabilidade das chapas metálicas. Onde acabamos de citar a prática e exemplificação do ensaio de Erichsen com seus elementos padrões de trabalho.

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X