Conheça as máquinas para execução dos ensaios de estampabilidade

Conheça as máquinas para execução dos ensaios de estampabilidade

O processo de ensaio de estampabilidade pode vir a ser feito em prensas convencionais de pequeno porte, aplicando uma carga compressiva.

Para a execução desses ensaios em máquinas universais e com controle eletromecânico, hidráulico ou pneumático, é necessário uma leitura das forças em níveis de grandeza compatíveis com o ensaio. Nestas alternativas os dispositivos de conformação devem ser adequadamente montados e adaptados na mesa e no cabeçote.

Para maiores variações entre os testes de estampabilidade são relacionadas aos equipamentos auxiliares, como sistemas de fixação, formatos de punções, roletes e matrizes.

Veja também: Aprenda sobre o conceito de estampabilidade

No mercado atual existem máquinas características para a realização dos ensaios de estampabilidade. Estas máquinas podem ser de piso ou de bancada e normalmente vem acompanhada de conjuntos completos de acessórios.

Abaixo temos algumas imagens de exemplos de máquinas utilizadas nos ensaios de estampabilidade:

imagem-1

imagem-2

Formatos de matrizes e punções dependem do tipo de teste a executar. Abaixo podem ser vistas montagens específicas para os testes da Altura Limite do Domo e Marciniak:

imagem-3

Os acessórios incluem anéis de fixação, punções e outros dispositivos auxiliares. Abaixo podemos observar alguns desses dispositivos:

imagem-4

Independente do tipo de teste de estampabilidade, os acessórios e a máquina de execução do teste deve ser escolhida da forma correta, sempre respeitando suas características e padrões de testes.

Veja também: Conheça o ensaio de estampabilidade de Erichsen e como ele é feito | Como é feito o ensaio de estampabilidade de Olsen?

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X