Como são os paquímetros utilizados no sistema métrico?

Como são os paquímetros utilizados no sistema métrico?

Basicamente podemos dizer que o paquímetro é um instrumento usado para medir dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor, denominado nônio. A resolução do instrumento é a menor medida que o instrumento realiza em função do número de divisões do nônio.

Também é importante saber que paralaxe é o erro que ocorre dependendo do ângulo de inclinação do equipamento, podendo haver um erro visual, onde o operador vê coincidência errada de traços.

Estrutura de um paquímetro

imagem-1

Aplicações do paquímetro

O paquímetro é um instrumento de medição praticamente universal, quando falamos de suas aplicações ele engloba uma boa parte de elementos que podem ser medidos. Abaixo temos alguns tipos de medição que o paquímetro aborda:

imagem-2

Existem formas certas de fazer a utilização do paquímetro, a seguir, temos uma ilustração de algumas formas corretas e erradas de medição com o paquímetro:

imagem-3

Tipos de paquímetros

Paquímetro universal:  É o paquímetro mais utilizado nas medições internas, externas, ressaltos e profundidade.

imagem-4

Paquímetro universal com relógio: O relógio acoplado no cursor facilita a leitura.

imagem-5

Paquímetro com bico móvel (basculante): Empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.

imagem-6

Paquímetro de profundidade: Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, etc.

imagem-7

Paquímetro duplo: Serve para medir dentes de engrenagem.

imagem-8

Leitura da medição encontrada no paquímetro

imagem-9

Fazendo a leitura do exemplo acima temos:

  1. Inteiros na escala principal-fixa (parte superior do desenho), à esquerda do zero do nônio: = 12,0mm.
  2. Qual o traço coincidente da escala do nônio com a escala principal? = Sétimo traço. Como a resolução do instrumento é 0,1 (10 divisões do nônio), temos leitura do nônio = 0,7mm.

Leitura = 12,0 – Escala principal

+ 0,7 – Escala móvel

————————–

12,7mm = Leitura

Erro de paralaxe

Um erro muito comum cometido com a medição no paquímetro é o erro de paralaxe. Esse é um erro cometido pelo usuário do paquímetro quando o usuário se encontra em uma posição incorreta no manuseio do instrumento.

imagem-10

Devemos prestar muita atenção com o trabalho feito pelo paquímetro, apesar de ser um instrumento de medição muito utilizado pela sua flexibilidade em tipos de medição, precisamos nos atentar a possíveis erros que atrapalham a leitura e interpretação das medidas encontradas.

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X