Como é feito o trabalho com os relógios comparadores e relógios apalpadores?

Como é feito o trabalho com os relógios comparadores e relógios apalpadores?

O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos, como por exemplo, uma cremalheira, que aciona um conjunto de engrenagens, que por sua vez aciona um ponteiro indicador no mostrador.

imagem-1

Modelos de relógio

Os relógios mais utilizados possuem resolução de 0,01mm. O curso do relógio também varia de acordo com o modelo, porém os mais comuns são de 1mm, 10mm, 0,250” ou 1”.

Tipos de medições

Os relógios comparadores podem ser adaptados com acessórios especiais destinados à medição de profundidade e de espessuras de chapas. Outro tipo de instrumento é o medidor interno com relógio comparador, conhecido como súbito.

Medidor de espessura

imagem-2

Súbitos

imagem-3

Aplicações com relógios comparadores

Os relógios comparadores são utilizados na mecânica, para verificação de paralelismo, excentricidade de peça montada na placa do torno, concentricidade, alinhamento das pontas de um torno e verificação de planicidade.

Leituras com o relógio comparador de capacidade 10mm e resolução 0,01mm

O ponteiro menor indica os inteiros em mm, e o ponteiro maior indica os centésimos. Uma volta completa do ponteiro maior corresponde a um deslocamento de 1mm. Como o mostrador contém 100 divisões, cada divisão corresponde a 1mm.

Procedimento de leitura

imagem-4

  1. Observamos o ponteiro menor, que indica os inteiros em milímetros. Ao pressionarmos a ponta de contato, o ponteiro menor desloca-se no sentido anti-horário. No exemplo acima o ponteiro menor partiu do 0 (zero), e passou do 1. Está entre 1 e 2. Neste caso, temos: Ponteiro menor = 1.
  2. Para lermos os centésimos, verificamos o ponteiro maior. Como já verificamos no ponteiro menor, já sabemos que os inteiros corresponde a 1mm. O quanto ele passou de 1mm, vamos ler no ponteiro grande. O ponteiro grande gira no sentido horário, quando pressionamos a ponta de contato. O ponteiro grande partiu do zero, deu uma volta, passando novamente pelo zero, e mais um pouco. Verificando-se o ponteiro maior, percebemos que parou em 13. Como cada traço do mostrador corresponde a 0,01mm, então temos 0,13mm.
  3. Portanto a leitura total é:

Ponteiro menor = 1,
Ponteiro maior = + 0,13
Leitura total = 1,13mm

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X