Como acontece o ensaio de dureza Brinell?

Como acontece o ensaio de dureza Brinell?

Em outro artigo tivemos a oportunidade de conhecer o ensaio de dureza Rockwell, porém ele não é o único responsável por mensurar a dureza dos materiais. Hoje conheceremos o ensaio de dureza Brinell, suas principais características e seu método de medição.

No método de medição de dureza Brinell o processo de endentar o material possui uma esfera de aço endurecido ou metal duro com aproximadamente 10 mm de diâmetro com uma carga de 3000 kgf., na medição de materiais mais moles a carga pode ser reduzida para 1500 kg ou 500 kg, evitando uma excessiva endentação.

Normalmente a carga total é aplicada no material em volta de 10 ou 15 segundos em materiais como aço ou ferro fundido e para outros materiais se aplica a carga por pelo menos 30 segundos. Em testes com metais muito duros, a esfera de aço é substituída por uma esfera de carboneto de tungstênio.

 

formula ensaio dureza Rockwell

Temos nessa equação os seguintes dados:

D: O diâmetro da esfera.

Di: O diâmetro da impressão ou da endentação.

O diâmetro da impressão é a média de duas leituras tomadas em ângulo reto. Visando a simplificação na determinação da dureza. É necessário o uso de uma tabela chamada de Número de Dureza Brinell (HBN). A dureza Brinell é normalmente descrita da seguinte maneira: “75 HB 10/500/30”.

A sua leitura e interpretação é feita assim: O valor 75 foi obtido para a dureza (HB= Hardness Brinell), usando uma esfera de aço de 10 mm de diâmetro, com uma carga de 500 kgf., aplicados durante 30 segundos.

 

test dureza rockwell

Vantagens e desvantagens da medição pela dureza Brinell

Em comparação com outros métodos de medição de dureza, o teste de dureza Brinell provoca uma endentação mais larga e mais profunda com sua esfera, com isso sua medição aborda uma proporção maior do material medido, resultando em uma medição mais precisa, tendo em conta possíveis estruturas policristalinas e heterogeneidades do material.

Este método de medição é o melhor para a medição dos tipos de dureza chamados de macro dureza de um material, onde especialmente serve para materiais com estruturas heterogêneas.

Principais normas aplicadas no teste de Brinell

  • ABNT: NBRNM187 (05/1999) Materiais metálicos – Dureza Brinell – Parte 1: Medição da dureza Brinell – Parte 2: Calibração de máquinas de medir dureza Brinell – Parte 3: Calibração de blocos padrão a serem usados na calibração de máquinas de medir dureza Brinell.
  • ASTM: E10-01e1 Standard Test Method for Brinell Hardness of Metallic Materials.
    WK3044 Standard Test Method for Brinell Hardness of Metallic Materials.
  • ISO: ISO 6506:1999Metallic materials – Brinell hardness test – Part 1: Test method -Part 2: Verification and calibration of testing machines- Part 3: Calibration of reference blocks.

Veja também: Conheça as características dos ensaios de dureza na área da mecânica

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X