Como usar as referências externas em projetos complementares no AutoCAD

Qualquer projetista que trabalhe com projetos complementares de uma obra (como por exemplo o elétrico) deve já ter enfrentado um problema semelhante: a padronização do projeto arquitetônico. Isso ocorre porque muitas das informações que são importantes para um projeto arquitetônico não são tão essenciais assim para estes projetos complementares. Dessa forma, o projetista se vê obrigado a alterar o projeto arquitetônico para que fique em seu padrão, permitindo-o a desenhar seu projeto “por cima” desta arquitetura padronizada.

(mais…)

Continue lendo
Testamos o Excel 2016! Conheça as novidades

Não é novidade que a Microsoft lançou a versão 2016 do seu pacote Office, e assim renovou as versões dos famosos Excel, Word e Power Point. Apesar desta versão trazer inúmeras novidades, alguns usuários ainda não fizeram a migração para ela, e um dos principais motivos é o receio em relação as dificuldades em mudar uma versão onde todas as ferramentas e interface são conhecidas para uma nova.

(mais…)

Continue lendo
Fique por dentro de 10 novidades do SolidWorks 2017

A cada ano que passa a Dassault Systemes, empresa responsável pelo SolidWorks, apresenta novas funcionalidades e melhorias que incluíram nas novas versões do SolidWorks. Para demonstrar as novidades oferecidas, apresentamos o resumo traduzido das principais mudanças divulgadas pela Dassault e iremos ao longo das próximas semanas testar cada mudança e publicar o que achamos de cada uma.

(mais…)

Continue lendo
Conheça o resultado do sorteio Aniversário Guru 5 anos

No mês de outubro a Guru completou 5 anos de mercado. Durante todos esses anos já são mais de 30 mil clientes, mais de 100 mil cursos vendidos e mais de 4 mil aulas produzidas.

Para uma data tão especial, preparamos um sorteio de R$200 em vale-compras para quem comprasse durante a campanha 5 anos Guru. Foram mais de 700 participantes e o ganhador foi Rone Gomes Silva. Parabéns, Rone! Nós iremos entrar em contato com você.

Abaixo você confere um print-screen da página do sorteio:

sorteio-aniver

Qualquer dúvida relacionada ao sorteio ou demais informações, entre em contato através do e-mail [email protected].

Obrigado a todos os participantes!

Continue lendo
Como é feito o Teste da Altura Limite do Domo?

O trabalho do Teste da Altura Limite do Domo foi principalmente desenvolvido com o intuito de simular mais efetivamente as condições das fraturas encontradas na maioria das peças que são encontradas nos trabalhos práticos reais.

O estampo utilizado no processo de execução com o Teste da Altura Limite do Domo possui uma forma hemisférica de grande diâmetro, na maioria das vezes medindo 100mm. O ensaio é executado em chapas de aço de diferentes larguras. As chapas são impressas com redes de círculos de 2,5mm de diâmetro.

(mais…)

Continue lendo
Conheça as máquinas para execução dos ensaios de estampabilidade

O processo de ensaio de estampabilidade pode vir a ser feito em prensas convencionais de pequeno porte, aplicando uma carga compressiva.

Para a execução desses ensaios em máquinas universais e com controle eletromecânico, hidráulico ou pneumático, é necessário uma leitura das forças em níveis de grandeza compatíveis com o ensaio. Nestas alternativas os dispositivos de conformação devem ser adequadamente montados e adaptados na mesa e no cabeçote.

(mais…)

Continue lendo
Saiba como é o desenvolvimento e composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR (veja a imagem abaixo), ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

(mais…)

Continue lendo
Como é feito o ensaio de estampabilidade de Olsen?

Apesar de destacarmos o ensaio de Olsen, devemos enfatizar que existem inúmeros ensaios para a avaliação da estampabilidade, a maioria deles não padronizada. Onde se encontram variações entre os diversos métodos nas diferenças entre formas de punções e corpos de prova.

Na maioria das vezes, aplicado e utilizado nos Estados Unidos, o ensaio de Olsen, difere do de Erichsen apenas quanto às dimensões do estampo que tem cabeça esférica com 22mm (7/8 pol) de diâmetro. O corpo de prova possui forma de disco e é fixado entre matrizes em forma de anel com 25mm (1 pol) de diâmetro interno. Durante o teste são medidas continuamente a carga e a altura do copo.

(mais…)

Continue lendo
Conheça o ensaio de estampabilidade de Erichsen e como ele é feito

Na maioria das vezes, o ensaio mais utilizado na Europa e Japão é o ensaio Erichsen, que basicamente consiste em estirar um corpo de prova em forma de disco até o surgimento de uma ruptura incipiente, onde se mede então a profundidade do copo assim formado. Esta profundidade medida representa o índice de ductilidade Erichsen (IE), medida encontrada em milímetros.

(mais…)

Continue lendo
O que é o teste de Swift chamado de teste do copo?

O teste de Swift tem como característica executar o estiramento do copo repuxado no corpo de prova com fundo hemisférico ou plano com um corpo cilíndrico. A chapa é presa por sujeitadores. A lubrificação é feita com polietileno e óleo. O estampo pode ter os diâmetros de 19, 32 e 50 mm para uso em corpos de diferentes espessuras.

imagem-1

(mais…)

Continue lendo
Aprenda sobre o conceito de estampabilidade

Quando falamos de estampabilidade de materiais metálicos estamos trabalhando com a capacidade que uma chapa metálica tem para ser conformada à forma de uma matriz, quando é submetida ao processo de estampagem, isso sem se romper ou apresentar qualquer outro tipo de defeito superficial ou defeito de forma.

A análise da estampabilidade de chapas é significativa tanto para o usuário do material em uma planta de estamparia como para o fabricante da chapa. A avaliação da estampabilidade de uma chapa metálica exige que sejam executados muitos testes, onde citamos os ensaios simulativos, tais como o ensaio de Erichsen, ensaio de Olsen e ensaio de Fukui.

(mais…)

Continue lendo
X