Aprenda sobre ensaios de compressão e suas aplicações

Aprenda sobre ensaios de compressão e suas aplicações

Podemos dizer que o conhecimento básico sobre os ensaios de compressão é de fundamental importância, principalmente nos projetos envolvendo deformação plástica.

Na maioria das ocasiões se evita o trabalho com os ensaios de compressão, pois neste trabalho temos muitos fatores que estão suscetíveis a erros, como: a dificuldade gerada pelo atrito entre o corpo de prova e a máquina de teste, possibilidade de flambagem durante o ensaio, entre outros fatores que facilmente invalidariam os resultados.

Os materiais que normalmente são submetidos a esses testes de compressão são:

  • Concreto.
  • Cerâmicas.
  • Metais.
  • Plásticos e compostos.

 

 

máquina testes de compressão

Para o teste de compressão, o corpo de prova sofre uma força axial compressiva e semelhante ao ensaio de tração, se traça um gráfico de tensão por deformação. As máquinas utilizadas no ensaio de compressão são as mesmas que do ensaio de tração, devendo apenas alterar a maneira de fixação do corpo de prova na máquina.

 

fixação corpo de prova máquina

Na grande maioria das vezes, o corpo de prova é feito na forma cilíndrica, levando em consideração a relação de comprimento pelo diâmetro usada entre 2 e 8, porém no caso de teste de metal para mancais a relação pode ser de 1.

A fim de evitar os erros de medição como flambagem, o comprimento do corpo de prova não deve ser muito grande e, por outro lado, também não se pode ter um comprimento muito pequeno porque o atrito nas superfícies de contato com a máquina de ensaio poderá prejudicar a validade dos resultados. Os resultados devem ser sempre apresentados na relação citada acima, de comprimento pelo diâmetro do corpo de prova. 

Cuidados especiais nos testes de compressão

Em qualquer trabalho de medição, devemos nos atentar a certos cuidados no manuseio de equipamentos e materiais que estarão envolvidos na medição. No teste de compressão não é diferente, existem cuidados especiais para que o trabalho seja o mais correto e preciso possível.

 

máquina de medição testes de compressão

Um desses cuidados que devemos tomar é em relação corpo de prova e a máquina de medição, onde o comprimento útil do corpo de prova, onde se fazem as medições, deve estar afastado das superfícies de contato da máquina que está fazendo o ensaio, em pelo menos uma vez o valor do diâmetro do corpo de prova e, ainda, sempre se deve ter que o comprimento útil esteja centrado em relação ao centro geométrico do corpo de prova.

Um segundo cuidado fundamental que se deve ter é que para que se evitem danos na superfície das placas da máquina de ensaio, devemos colocar chapas finas de aço entre as placas e o corpo de prova.

Seguindo corretamente as técnicas de aplicação do ensaio e também evitando os possíveis erros que podem ser ocasionados na falta de informação na realização do teste, podemos aplicar o teste de compressão e mensurar as propriedades elásticas dos materiais para que sejam aplicados da melhor forma possível.

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X