Aprenda sobre a leitura e interpretação dos paquímetros em polegadas fracionárias

Aprenda sobre a leitura e interpretação dos paquímetros em polegadas fracionárias

Assim como na leitura do sistema métrico, efetuaremos o procedimento de leitura dos paquímetros em polegada fracionária da seguinte forma:

  1. Leitura da escala principal na parte de polegada dos valores que estão à esquerda antes do zero do nônio de polegada.
  1. Verificar o traço de coincidência do nônio da polegada com a escala principal.
  1. Leitura final = Leitura da escala principal + leitura do nônio.


imagem-1

 

Os exemplos acima estão resolvidos, mas vamos desenvolver uma estratégia para chegarmos ao resultado da leitura total para o exemplo A .

Veja também: Como são os paquímetros utilizados no sistema métrico?

Exemplo A

  1. Vamos verificar quanto vale cada divisão da escala principal de polegada. Podemos determinar o valor de cada divisão, verificando em quantas partes está dividida uma polegada. Observe na imagem acima do desenho.

Escala principal da polegada

Como podemos observar acima, a polegada está dividida em 16 partes, portanto, cada divisão da escala principal, na parte de polegada tem valor = \(\frac{1}{16}\).

Nônio

Como podemos observar acima, o nônio apresenta 8 divisões. E como calcularemos a resolução? Assim como na parte do sistema métrico, efetuaremos da mesma maneira, só que agora, referente a parte de polegada:

A=e/n = (1/16)/8 = 1/128

A = Resolução
e = Valor da unidade da escala principal (parte da polegada)
n = Número de divisões do nônio

Como a resolução é 1/128, significa que cada divisão do nônio, vale 1/128. E agora, com essas informações, já podemos efetuar a leitura, veja:

Na imagem acima temos:

  1. Leitura da escala principal na parte de polegada dos valores que estão à esquerda antes do zero do nônio de polegada: temos 7 traços, como cada divisão vale 1/16, então (1/16) x 7 = 7/16.
  2. Leitura do nônio. Verificar o traço de coincidência do nônio da polegada com a escala principal: a coincidência ocorre no 1º traço do nônio.

Como a coincidência ocorreu no 1º traço, então o valor é 1/128. Se a coincidência ocorresse no 2º traço, seria 2/128, se ocorresse no 3º traço do nônio, seria 3/128, e assim por diante.

LEITURA FINAL:

Leitura da escala principal = 7/16
Leitura do nônio = 1/128
Leitura final = 7/16 + 1/128 = (56+1)/128 = 57/128”

Bom trabalho!

Publicado por

Rafael Mascarenhas

Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X