Aprenda a criar sólidos 3D no AutoCAD

Aprenda a criar sólidos 3D no AutoCAD

Neste tutorial ensinaremos o procedimento para a criação de alguns tipos de sólidos 3D no AutoCAD 2014. Para isso, utilizaremos o Workspace 3D Basics, que nos fornece uma interface voltada totalmente para a criação deste tipo de objetos facilitando o trabalho do projetista que terá acesso simplificado as ferramentas 3D.

solidos criados no autocad 2014

Alterando o Workspace

Primeiramente alteraremos o Espaço de Trabalho, ou Workspace, para a opção 3D Basics. Este espaço de trabalho nos fornecerá todas as ferramentas necessárias para criarmos alguns sólidos 3D. Para isso, basta acessar a opção 3D Basics na lista de workspaces.

selecionando o workspace 3d basics

Ao realizarmos a alteração do espaço de trabalho, a interface do AutoCAD 2014 mudará totalmente, e sua ribbon, passará a apresentar os comandos mais utilizados para a criação de sólidos 3D. Veja na imagem abaixo, a ribbon deste espaço de trabalho:

ribbon do autocad

Notem que a primeira opção que podemos acessar na ribbon é a opção Box. Na verdade, Box é uma das ferramentas para a criação de caixas e cubos no AutoCAD 2014, se clicarmos nesta opção veremos uma lista de sólidos 3D que poderão ser criados.

lista de solidos 3d

Criando uma caixa

Para criarmos uma caixa ou cubo no AutoCAD 2014 clicaremos na opção Box. Veja a imagem abaixo.

selecione a opcao box

Em seguida, o AutoCAD 2014 solicitará que o usuário indique o primeiro canto da caixa. Para isso, clique em algum ponto da sua tela. Veja a imagem abaixo.

selecionando o primeiro canto da base

Assim que indicamos o primeiro ponto da caixa, precisamos indicar o segundo ponto. Neste tutorial utilizamos o cursor do mouse para selecionarmos estes pontos, no entanto, podemos inserir as coordenadas x, y e z em cada ponto.

especificando o ponto da caixa

Nosso próximo passo será indicada a coordenada Z, ou seja, a altura da caixa. Veja na imagem abaixo o AutoCAD 2014 solicitando que seja indicada a altura do sólido:

especificando a altura da caixa no autocad 2014

Assim como as coordenadas dos cantos da caixa, a altura poderá ser inserida a partir de coordenadas utilizando o teclado ou então selecionando a altura utilizando o cursor do mouse.

Se analisarmos o resultado em 2D veremos apenas um retângulo, no entanto, ao mudarmos o ângulo de visualização utilizando, por exemplo, o comando Orbit visualizaremos o resultado em três dimensões.

visualizando o resultado final

Para melhor visualizar o resultado dos sólidos 3D criados, utilizaremos também o comando Shade. Veja na imagem abaixo a mesma caixa apresentada acima, porém, com o comando Shade aplicado:

visualizando o solido

Criando um cilindro

Nosso próximo passo será criar um Cilindro utilizando as ferramentas para a criação de sólidos 3D do AutoCAD 2014. Para isso, basta selecionar a opção Cylinder na lista de sólidos 3D disponíveis. Veja a imagem abaixo:

selecionando o cilindro

Assim que iniciamos o comando, o AutoCAD 2014 nos solicitará a indicação do ponto central do círculo que definirá a base do cilindro. Para isso, clique em algum ponto do seu desenho, ou indique as coordenadas do ponto.

definindo o ponto central do cilindro

Assim que definimos o centro do círculo, o AutoCAD 2014 solicitará que forneçamos o raio do cilindro. Assim como os demais, podemos inserir este valor a partir do teclado ou do cursor do mouse.

definindo o raio do cilindro

Por fim, precisaremos definir a altura do cilindro, que poderá ser definida inserindo um valor para ela ou então utilizando o cursor do mouse. Veja a imagem abaixo:

valor da altura do cilindro

Veja na imagem abaixo o cilindro criado neste tutorial:

visualizando o resultado

Pirâmide

Para criarmos uma pirâmide no AutoCAD 2014, precisaremos definir a sua base e a sua altura. Para isso, selecionaremos a opção Pyramid na lista de sólidos 3D do AutoCAD 2014.

selecionando a opcao piramide

Ao selecionaremos esta opção, o AutoCAD 2014 solicitará que indiquemos as coordenadas do ponto central da base da pirâmide. Veja na imagem abaixo:

deinfindo o ponto central da piramide

Clique em algum ponto da sua tela, ou indique as coordenadas deste ponto. Veja a imagem a seguir:

selecionando o local onde a piramide sera criada.

Em seguida, precisaremos definir a distância do centro até a aresta da base da pirâmide. Para isso poderemos utilizar o cursor do mouse ou então definir um valor digitando-o com o teclado. Veja a imagem abaixo:

definindo a base da piramide

Por fim, definiremos a altura da pirâmide, que assim como os demais componentes permite que usuário insira um valor ou defina utilizando o cursor do mouse. Veja na imagem abaixo o resultado obtido:

resultado da piramide

Cone

A diferença básica entre uma pirâmide e um cone é a sua base, já que enquanto a base da pirâmide é um polígono a do cone é um círculo. Sendo assim, ao escolhermos a opção Cone na lista de sólidos geométricos do AutoCAD 2014, necessitaremos informar o ponto central da base do cone, seu raio e sua altura.

selecionando o cone

Agora que selecionamos a opção cone, indicaremos o ponto central da sua base. Veja na imagem abaixo:

selecionando o centro do cone

Em seguida, o AutoCAD 2014 solicitará ao usuário que informe o raio da base do cone, veja a imagem abaixo:

definindo o raio do cone

Por fim, ao especificarmos o raio será solicitado ao usuário que informe a altura do objeto, que poderá ser fornecida a partir da definição de um valor pelo teclado na linha de comando ou então definindo a partir do cursor do mouse. Veja na imagem abaixo o cone finalizado:

resultado final do cone

Esfera

Para criarmos uma esfera no AutoCAD 2014 precisamos acessar as opções de sólidos 3D disponíveis no workspace 3D Basics. Sendo assim, acesse a opção lista de sólidos 3D e em seguida escolha a opção Sphere. Veja a imagem abaixo:

selecionando a esfera

Logo que selecionamos a opção Sphere, o AutoCAD 2014 solicitará que o usuário informe o ponto central da esfera que será construída. Veja na imagem abaixo a linha de comando solicitando a realização desta etapa:

centro da esfera

Clique em algum ponto da sua tela para especificar o ponto central da esfera. Logo em seguida o AutoCAD 2014 solicitará ao usuário que indique o valor do raio da esfera, esta etapa poderá ser realizada ao inserirmos o valor do raio a partir do teclado ou então ajustando a partir do cursor do mouse.

Notamos também, que o AutoCAD 2014 permite ao usuário inserir o diâmetro ao invés do raio, no entanto essa opção não é tão utilizada, já que o raio é a metade do diâmetro. Abaixo apresentamos a esfera finalizada:

visualizando a esfera

Com isso, finalizamos este artigo onde foram ensinados os procedimentos para a criação de sólidos 3D como: Caixas, Cilindros, Pirâmides, Cones e Esferas. Caso queira ver estes procedimentos em vídeo aulas, não deixe de conhecer nosso Curso AutoCAD 2014 Intermediário, onde ensinamos a trabalhar com algumas ferramentas do espaço de trabalho 3D Basics.

Até a próxima pessoal!

Publicado por

Rafael Colucci

Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado por este software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).

Comment (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X