Neste tutorial ensinaremos o procedimento para a criação de alguns tipos de sólidos 3D no AutoCAD 2014. Para isso, utilizaremos o Workspace 3D Basics, que nos fornece uma interface voltada totalmente para a criação deste tipo de objetos facilitando o trabalho do projetista que terá acesso simplificado as ferramentas 3D.
Alterando o Workspace
Primeiramente alteraremos o Espaço de Trabalho, ou Workspace, para a opção 3D Basics. Este espaço de trabalho nos fornecerá todas as ferramentas necessárias para criarmos alguns sólidos 3D. Para isso, basta acessar a opção 3D Basics na lista de workspaces.
Ao realizarmos a alteração do espaço de trabalho, a interface do AutoCAD 2014 mudará totalmente, e sua ribbon, passará a apresentar os comandos mais utilizados para a criação de sólidos 3D. Veja na imagem abaixo, a ribbon deste espaço de trabalho:
Allenamento della forza – Gambe: tre esercizi, due manubri e ottieni sustanon 250 prezzo programma cardio (spinning) – 6 settimane – forte muscolatura femminile accademia.
Notem que a primeira opção que podemos acessar na ribbon é a opção Box. Na verdade, Box é uma das ferramentas para a criação de caixas e cubos no AutoCAD 2014, se clicarmos nesta opção veremos uma lista de sólidos 3D que poderão ser criados.
Criando uma caixa
Para criarmos uma caixa ou cubo no AutoCAD 2014 clicaremos na opção Box. Veja a imagem abaixo.
Em seguida, o AutoCAD 2014 solicitará que o usuário indique o primeiro canto da caixa. Para isso, clique em algum ponto da sua tela. Veja a imagem abaixo.
Assim que indicamos o primeiro ponto da caixa, precisamos indicar o segundo ponto. Neste tutorial utilizamos o cursor do mouse para selecionarmos estes pontos, no entanto, podemos inserir as coordenadas x, y e z em cada ponto.
Nosso próximo passo será indicada a coordenada Z, ou seja, a altura da caixa. Veja na imagem abaixo o AutoCAD 2014 solicitando que seja indicada a altura do sólido:
Assim como as coordenadas dos cantos da caixa, a altura poderá ser inserida a partir de coordenadas utilizando o teclado ou então selecionando a altura utilizando o cursor do mouse.
Se analisarmos o resultado em 2D veremos apenas um retângulo, no entanto, ao mudarmos o ângulo de visualização utilizando, por exemplo, o comando Orbit visualizaremos o resultado em três dimensões.
Para melhor visualizar o resultado dos sólidos 3D criados, utilizaremos também o comando Shade. Veja na imagem abaixo a mesma caixa apresentada acima, porém, com o comando Shade aplicado:
Criando um cilindro
Nosso próximo passo será criar um Cilindro utilizando as ferramentas para a criação de sólidos 3D do AutoCAD 2014. Para isso, basta selecionar a opção Cylinder na lista de sólidos 3D disponíveis. Veja a imagem abaixo:
Assim que iniciamos o comando, o AutoCAD 2014 nos solicitará a indicação do ponto central do círculo que definirá a base do cilindro. Para isso, clique em algum ponto do seu desenho, ou indique as coordenadas do ponto.
Assim que definimos o centro do círculo, o AutoCAD 2014 solicitará que forneçamos o raio do cilindro. Assim como os demais, podemos inserir este valor a partir do teclado ou do cursor do mouse.
Por fim, precisaremos definir a altura do cilindro, que poderá ser definida inserindo um valor para ela ou então utilizando o cursor do mouse. Veja a imagem abaixo:
Veja na imagem abaixo o cilindro criado neste tutorial:
Pirâmide
Para criarmos uma pirâmide no AutoCAD 2014, precisaremos definir a sua base e a sua altura. Para isso, selecionaremos a opção Pyramid na lista de sólidos 3D do AutoCAD 2014.
Ao selecionaremos esta opção, o AutoCAD 2014 solicitará que indiquemos as coordenadas do ponto central da base da pirâmide. Veja na imagem abaixo:
Clique em algum ponto da sua tela, ou indique as coordenadas deste ponto. Veja a imagem a seguir:
Em seguida, precisaremos definir a distância do centro até a aresta da base da pirâmide. Para isso poderemos utilizar o cursor do mouse ou então definir um valor digitando-o com o teclado. Veja a imagem abaixo:
Por fim, definiremos a altura da pirâmide, que assim como os demais componentes permite que usuário insira um valor ou defina utilizando o cursor do mouse. Veja na imagem abaixo o resultado obtido:
Cone
A diferença básica entre uma pirâmide e um cone é a sua base, já que enquanto a base da pirâmide é um polígono a do cone é um círculo. Sendo assim, ao escolhermos a opção Cone na lista de sólidos geométricos do AutoCAD 2014, necessitaremos informar o ponto central da base do cone, seu raio e sua altura.
Agora que selecionamos a opção cone, indicaremos o ponto central da sua base. Veja na imagem abaixo:
Em seguida, o AutoCAD 2014 solicitará ao usuário que informe o raio da base do cone, veja a imagem abaixo:
Por fim, ao especificarmos o raio será solicitado ao usuário que informe a altura do objeto, que poderá ser fornecida a partir da definição de um valor pelo teclado na linha de comando ou então definindo a partir do cursor do mouse. Veja na imagem abaixo o cone finalizado:
Esfera
Para criarmos uma esfera no AutoCAD 2014 precisamos acessar as opções de sólidos 3D disponíveis no workspace 3D Basics. Sendo assim, acesse a opção lista de sólidos 3D e em seguida escolha a opção Sphere. Veja a imagem abaixo:
Logo que selecionamos a opção Sphere, o AutoCAD 2014 solicitará que o usuário informe o ponto central da esfera que será construída. Veja na imagem abaixo a linha de comando solicitando a realização desta etapa:
Clique em algum ponto da sua tela para especificar o ponto central da esfera. Logo em seguida o AutoCAD 2014 solicitará ao usuário que indique o valor do raio da esfera, esta etapa poderá ser realizada ao inserirmos o valor do raio a partir do teclado ou então ajustando a partir do cursor do mouse.
Notamos também, que o AutoCAD 2014 permite ao usuário inserir o diâmetro ao invés do raio, no entanto essa opção não é tão utilizada, já que o raio é a metade do diâmetro. Abaixo apresentamos a esfera finalizada:
Com isso, finalizamos este artigo onde foram ensinados os procedimentos para a criação de sólidos 3D como: Caixas, Cilindros, Pirâmides, Cones e Esferas. Caso queira ver estes procedimentos em vídeo aulas, não deixe de conhecer nosso Curso AutoCAD 2014 Intermediário, onde ensinamos a trabalhar com algumas ferramentas do espaço de trabalho 3D Basics.
Até a próxima pessoal!
Excelente matéria!
Gostei do seu artigo. Muito bom, bem explicativo, com ótimas dicas. Meus parabéns
Depois de ler isto Eu acreditava que era muito esclarecedor.
Agradeço passar algum tempo e energia para colocar este artigo
juntos. Mais uma vez encontrar me pessoalmente gastos uma quantidade significativa de tempo ambos leitura
e comentando . Mas então o que, era ainda vale a pena !
Legal!
Legal!
Oi, gostei muito de seus artigos,bem informativos.
Vou recomendar parabéns
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o blog.