Análise de bacias no AutoCAD Civil 3D

Análise de bacias no AutoCAD Civil 3D

No AutoCAD Civil 3D é possível realizar um grande número de análises a partir do terreno onde uma determinada obra de infraestrutura será instalada. Além disso, estas análises também podem auxiliar na tomada de decisão em relação a questões ambientais, locais onde o custo da obra possa ser reduzido, entre outras.

superficie no AutoCAD civil 3d

Neste tutorial, será apresentado o procedimento para realizar uma análise do tipo Watersheds, que é capaz de, a partir das informações de topografia, delimitar as áreas de influências de sub-bacias e bacias de um determinado terreno. Para isso, precisaremos apenas de uma superfície que fornecerá as informações de topografia para o AutoCAD Civil 3D.

analise de bacias no autocad civil 3d

Para realizar uma análise de bacias no AutoCAD Civil 3D, seguiremos os passos apresentados no procedimento a seguir:

1. Inicie o AutoCAD Civil 3D e, em seguida, abra um desenho que contenha uma superfície. Caso não possua um desenho, crie uma superfície utilizando informações georreferenciadas. Veja na imagem abaixo a superfície que será utilizada neste tutorial:

superficie do tutorial AutoCAD Civil 3D

2. Como a análise de bacias se refere a uma análise do terreno, precisaremos acessar as propriedades da superfície. Para isso, clique com o botão direito na superfície desejada e em seguida acesse a opção Surface Properties. Veja a imagem abaixo:

Autocad Civil 3D surface properties

3. Quando acessamos a opção Surface Properties, somos levados até a janela Surface Properties – “Nome da Superfície”. Veja na imagem abaixo, que neste caso a superfície em questão recebe o nome de Aula 1:

janela-surface-properties

Obs.: Na janela Surface Properties encontramos diversas informações sobre a Superfície que será analisada. Sendo assim, nesta janela o usuário poderá alterar as informações da Superfície, escolher estilos e realizar análises.

4. Na Janela Surface Properties clique na Guia Analysis.

Na guia Analysis encontraremos todas as opções referentes aos diversos tipos de análises de superfícies que poderão ser realizadas no AutoCAD Civil 3D. Dentro delas, destacamos a Análise de Elevação, Declividade e de Bacias.

5. Na imagem a seguir, destacamos os campos mais importantes da Guia Analysis e abaixo explicamos o funcionamento de cada um deles:

guia analysis detalhada Autocad Civil 3D

Item 1 – Analysis type: Neste campo podemos escolher o tipo de análise que será realizada, como padrão o AutoCAD Civil 3D apresenta a análise de elevação (Elevations).

Item 2 – Preview: Neste campo o AutoCAD Civil 3D apresenta uma prévia da legenda criada para apresentar os resultados da análise criada. Notem que entre os campos 1 e 3 existe um local chamado Legend, onde o AutoCAD Civil 3D nos fornece alguns estilos pré-configurados para as legendas de cada análise.

Item 3– Ranges: Neste campo o usuário seleciona o número de bandas de declividade, elevação ou de contornos que serão analisados. Como padrão, o AutoCAD Civil 3D apresenta 8 bandas, contudo basta alterar este valor caso sua análise deva contemplar um número maior ou menor de bandas.

Item 4– Range Details: Neste campo o usuário poderá visualizar o resultado da análise realizada em uma determinada superfície.

6. Para que possamos realizar uma Análise de Bacias no AutoCAD Civil 3D, precisamos selecionar a opção Watersheds na lista contida em Analysis Type. Veja na imagem abaixo como escolher este tipo de análise:

escolhendo o tipo da analise

7. Após escolher o tipo da Análise precisamos escolher o Estilo da Legenda. Veja a partir da imagem abaixo que, como padrão, o AutoCAD Civil 3D nos fornece a opção Watersheds.

estilo da legenda

8. Para que possamos pré-visualizar o resultado da análise em uma tabela, precisamos marcar a opção Preview. Veja na imagem abaixo como marcar esta opção:

selecionando a opcao preview

9. Em Watershed Parameters, podemos selecionar a profundidade mínima que o AutoCAD Civil 3D utilizará para unir sub bacias. Para isso, manteremos o padrão, que é o valor 0, ou seja, se o valor da profundidade da bacia for menor que 0, o AutoCAD Civil 3D unirá com a próxima sub bacia.

alterando os parametros da bacia

10. Agora que já selecionamos os parâmetros das bacias, basta clicar no botão Run Analysis. Veja na imagem abaixo este procedimento:

botao run analysis

11. Ao clicarmos no botão Run Analysis, será apresentado o resultado da análise de bacias no Preview, em forma de tabela e em Range Details. Veja na imagem a seguir o resultado da análise:

resultado da analise

12. Para finalizarmos a análise de bacias no AutoCAD Civil 3D, precisaremos clicar em OK, o que nos levará de volta ao desenho. No entanto, veremos que ao fazer isto, o resultado da análise realizada ainda não é apresentado:

finalizando a analise

13. Na imagem abaixo, apresentamos a mesma superfície, onde a análise foi realizada, no entanto notamos que realmente nenhuma nova informação é apresentada. Isso se deve ao fato de que o estilo de superfície utilizado não está ajustado para apresentar as informações de análises:

superficie sem os resultados

14. Para alterarmos um Estilo de Superfície no AutoCAD Civil 3D, clicaremos com o botão direito na Superfície utilizada e selecionaremos a opção Edit Surface Style. Veja na imagem abaixo este procedimento:

selecionando a opcao edit surface style

15. Quando selecionamos a opção Edit Surface Style, somos levados até uma janela onde poderemos acessar todas as informações referentes a um determinado Estilo de  Superfícies. Veja que neste caso, o Estilo utilizado é o “Contours 5m and 25 m Design”:

estilo da superficie

16. Para que possamos apresentar os resultados de uma análise realizada em uma superfície no AutoCAD Civil 3D, precisamos alterar as configurações contidas na guia Display da janela Surface Style. Sendo assim, clique na Guia Display, conforme apresentado na imagem a seguir:

clicando na guia display

17. Na guia Display, podemos visualizar todos os componentes de uma Superfície que estão sendo apresentados em um determinado estilo. Notem que os componentes apresentados estão sendo representados por uma lâmpada acesa, enquanto que lâmpadas apagadas representam objetos que não estão sendo apresentados:

visualizando a guia display

18. Desça a barra de rolagem localizada no canto direito da sua tela e visualize que a opção Watersheds se encontra desligada:

Surface style watersheds

19. Para que o resultado da análise seja apresentado na superfície, basta clicar na lâmpada apagada ao lado da opção Watersheds. Veja na imagem abaixo este procedimento:

20. Para finalizar o procedimento, basta clicar na opção OK, e retornar ao desenho. Veja a imagem abaixo:

finalizando as alteracoes

21. Na imagem abaixo, podemos visualizar o resultado da Análise de Bacias obtidas a partir das informações de topografia da superfície analisada:

resultado da analise no desenho.jpg

Com isso, finalizamos este tutorial, onde foi ensinado o procedimento para traçar bacias e sub bacias a partir de uma análise do tipo Watersheds no AutoCAD Civil 3D. Para isso precisamos de uma superfície e de alterações no estilo desta, para que o resultado da análise fosse apresentado.

Caso queira conhecer um pouco melhor o AutoCAD Civil 3D, não deixe de visitar nossa página com os cursos deste software e aprender agora mesmo a trabalhar com esta importante ferramenta de criação de projetos de infraestrutura.

Até a próxima!

Publicado por

Rafael Colucci

Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado por este software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X